
Testemunhos
"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum."
- nome da pessoa


Biodanza
A Biodanza é para mim a forma mais pura de me conectar comigo. Através do corpo e das emoções, dou conta de como me encontro, do que necessito, do que me nutre. E transporto tudo isso para a minha vida. Assim é a dança da vida.


O que é?
Biodanza é um sistema de desenvolvimento humano que, mediante o movimento, a música, a expressão e situações de encontro em grupo, desenvolve as potencialidades humanas e a expressão e integração da identidade.
O nome Biodanza vem de “Bio” (significa “vida” em grego) e “Danza”. É a dança da vida. A dança que, na sua sua origem primitiva, estava presente em todos os actos da vida – de conexão, de celebração e encontro humano - e que, com o tempo, foi deixando de fazer parte do nosso dia-a-dia.
Dança não significa coreografia, mas sim movimento natural que deriva da expressão única de cada um e que permite profunda conexão e vínculo com o próprio, com o outro e com o universo.
Biodanza foi criada na década de 60 por Rolando Toro, antropólogo, professor e psicólogo chileno e baseia-se num modelo teórico desenvolvido a partir de conhecimento de diversas ciências, nomeadamente biologia, antropologia, psicologia, sociologia.



Para Rolando, Biodanza “trata-se de aprender a dançar a vida e descobrir o prazer de viver."
Através dos seus exercícios, a Biodanza promove a saúde, bem-estar, relaxamento, harmonia, alegria, capacidade de relacionamento afectivo, comunicação expressiva e auto-conhecimento.



Quais os benefícios?
Após uma aula de biodanza, a sensação mais comum é a de bem-estar geral.
O movimento e a indução de vivências de relaxamento, alegria, harmonia, afectividade, produz uma estimulação neuro-endócrina que gera inúmeros efeitos positivos do ponto de vista físico e psicológico.

Potencia a saúde - ajuda na regulação do sono, do stress e ansiedade, reforço do sistema imunológico, renovação orgânica
Dissolve as tensões musculares e psicológicas crónicas
Desenvolve o movimento corporal - ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos
Aumenta a energia vital e a disposição para a acção
Melhora foco e concentração
Potencia a capacidade de expressão autêntica das emoções e dos sentimentos
Melhora as relações inter-pessoais, pela melhor capacidade de comunicação e de estabelecer vínculos afectivos
Reforça a auto-estima e auto-confiança
Permite identificar, do ponto de vista existencial, factores de desorganização e limitação nas nossas vidas (ex. hábitos de vida nocivos, relações e emoções tóxicas), conectar com as necessidades e desejos e integrar isso no nosso dia-a-dia.


A quem se destina?
Trata-se de uma prática acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade.
A prática de Biodanza aplica-se a inúmeros contextos, nomeadamente a Empresas, onde temas como liderança, comunicação, inovação, trabalho de equipa, podem ser desenvolvidos.
Como funciona?
-
Uma aula tem a duração aproximada de 2 horas.
-
Numa sessão, o facilitador faz primeiro o enquadramento do tema da aula, explicando alguns conceitos mais teóricos e, de seguida, é feita uma prática durante a qual ele vai explicando e demonstrando os exercícios em sequência para que o grupo possa ir acompanhando.
-
Na Biodanza não existem danças coreografadas. Os movimentos são a expressão pessoal de cada um.
-
Sendo um processo de desenvolvimento, a Biodanza faz-se em prática contínua e regular, permitindo que, com o tempo, ocorra mudança e transformação pessoal, a nível orgânico e existencial.
-
É desejável o uso de roupa confortável.

Testemunhos
"Não sabia o que era a Biodanza e achava inclusivamente que não iria gostar, pois nunca tinha tido jeito para dançar e não me sentia confortável a fazê-lo à frente de outros. Desde então, fiquei apaixonada. Tem sido uma descoberta maravilhosa e surpreendente. Cada aula traz-me algo de novo, coisas que levo para a minha vida - leveza, tranquilidade e muito amor, para comigo e com os outros."
- Maria Sá -
