JoanaFolgado_20200929_0519_LR.jpg

Biodanza

A Biodanza é para mim a forma mais pura de me conectar comigo. Através do corpo e das emoções, dou conta de como me encontro, do que necessito, do que me nutre. E transporto tudo isso para a minha vida. Assim é a dança da vida.

af_joanafolgado-54.png
JoanaFolgado_20200929_0414_LR.jpg

O que é?

Biodanza é um sistema de desenvolvimento humano que, mediante o movimento, a música, a expressão e situações de encontro em grupo, desenvolve as potencialidades humanas e a expressão e integração da identidade.

O nome Biodanza vem de “Bio” (significa “vida” em grego) e “Danza”. É a dança da vida. A dança que, na sua sua origem primitiva, estava presente em todos os actos da vida – de conexão, de celebração e encontro humano - e que, com o tempo, foi deixando de fazer parte do nosso dia-a-dia.

Dança não significa coreografia, mas sim movimento natural que deriva da expressão única de cada um e que permite profunda conexão e vínculo com o próprio, com o outro e com o universo.

Biodanza foi criada na década de 60 por Rolando Toro, antropólogo, professor e psicólogo chileno e baseia-se num modelo teórico desenvolvido a partir de conhecimento de diversas ciências, nomeadamente biologia, antropologia, psicologia, sociologia.

af_joanafolgado-54.png
JoanaFolgado_20200929_0475_LR.jpg

Para Rolando, Biodanza “trata-se de aprender a dançar a vida e descobrir o prazer de viver."

Através dos seus exercícios, a Biodanza promove a saúde, bem-estar, relaxamento, harmonia, alegria, capacidade de relacionamento afectivo, comunicação expressiva e auto-conhecimento.

af_joanafolgado-10.png
af_joanafolgado-54.png
Image by Drew Colins

Quais os benefícios?

Após uma aula de biodanza, a sensação mais comum é a de bem-estar geral.

O movimento e a indução de vivências de relaxamento, alegria, harmonia, afectividade, produz uma estimulação neuro-endócrina que gera inúmeros efeitos positivos do ponto de vista físico e psicológico.

Potencia a saúde - ajuda na regulação do sono, do stress e ansiedade, reforço do sistema imunológico, renovação orgânica

Dissolve as tensões musculares e psicológicas crónicas

Desenvolve o movimento corporal - ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos

Aumenta a energia vital e a disposição para a acção

Melhora foco e concentração

Potencia a capacidade de expressão autêntica das emoções e dos sentimentos

Melhora as relações inter-pessoais, pela melhor capacidade de comunicação e de estabelecer vínculos afectivos

Reforça a auto-estima e auto-confiança

Permite identificar, do ponto de vista existencial, factores de desorganização e limitação nas nossas vidas (ex. hábitos de vida nocivos, relações e emoções tóxicas), conectar com as necessidades e desejos e integrar isso no nosso dia-a-dia.

af_joanafolgado-54.png
Image by Olivia Bauso

A quem se destina?

Trata-se de uma prática acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade.

A prática de Biodanza aplica-se a inúmeros contextos, nomeadamente a Empresas, onde temas como liderança, comunicação, inovação, trabalho de equipa, podem ser desenvolvidos.

Como funciona?

  • Uma aula tem a duração aproximada de 2 horas.

  • Numa sessão, o facilitador faz primeiro o enquadramento do tema da aula, explicando alguns conceitos mais teóricos e, de seguida, é feita uma prática durante a qual ele vai explicando e demonstrando os exercícios em sequência para que o grupo possa ir acompanhando.

  • Na Biodanza não existem danças coreografadas. Os movimentos são a expressão pessoal de cada um.

  • Sendo um processo de desenvolvimento, a Biodanza faz-se em prática contínua e regular, permitindo que, com o tempo, ocorra mudança e transformação pessoal, a nível orgânico e existencial.

  • É desejável o uso de roupa confortável.

Testemunhos

"Não sabia o que era a Biodanza e achava inclusivamente que não iria gostar, pois nunca tinha tido jeito para dançar e não me sentia confortável a fazê-lo à frente de outros. Desde então, fiquei apaixonada. Tem sido uma descoberta maravilhosa e surpreendente. Cada aula traz-me algo de novo, coisas que levo para a minha vida - leveza, tranquilidade e muito amor, para comigo e com os outros." 

- Maria Sá -

JoanaFolgado_20200929_0530_LR.jpg