
Biodanza
A Biodanza é para mim a forma mais pura de me conectar comigo. Através do corpo e das emoções, dou conta de como me encontro, do que necessito, do que me nutre. E transporto tudo isso para a minha vida. Assim é a dança da vida.


O que é?
Biodanza é um sistema de desenvolvimento humano que, mediante o movimento, a música, a expressão e situações de encontro em grupo, desenvolve as potencialidades humanas e a expressão e integração da identidade.
O nome Biodanza vem de “Bio” (significa “vida” em grego) e “Danza”. É a dança da vida. A dança que, na sua sua origem primitiva, estava presente em todos os actos da vida – de conexão, de celebração e encontro humano - e que, com o tempo, foi deixando de fazer parte do nosso dia-a-dia.
Dança não significa coreografia, mas sim movimento natural que deriva da expressão única de cada um e que permite profunda conexão e vínculo com o próprio, com o outro e com o universo.
Biodanza foi criada na década de 60 por Rolando Toro, antropólogo, professor e psicólogo chileno e baseia-se num modelo teórico desenvolvido a partir de conhecimento de diversas ciências, nomeadamente biologia, antropologia, psicologia, sociologia.



Para Rolando, Biodanza “trata-se de aprender a dançar a vida e descobrir o prazer de viver."
Através dos seus exercícios, a Biodanza promove a saúde, bem-estar, relaxamento, harmonia, alegria, capacidade de relacionamento afectivo, comunicação expressiva e auto-conhecimento.



Quais os benefícios?
Após uma aula de biodanza, a sensação mais comum é a de bem-estar geral.
O movimento e a indução de vivências de relaxamento, alegria, harmonia, afectividade, produz uma estimulação neuro-endócrina que gera inúmeros efeitos positivos do ponto de vista físico e psicológico.

Potencia a saúde - ajuda na regulação do sono, do stress e ansiedade, reforço do sistema imunológico, renovação orgânica
Dissolve as tensões musculares e psicológicas crónicas
Desenvolve o movimento corporal - ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos
Aumenta a energia vital e a disposição para a acção
Melhora foco e concentração
Potencia a capacidade de expressão autêntica das emoções e dos sentimentos
Melhora as relações inter-pessoais, pela melhor capacidade de comunicação e de estabelecer vínculos afectivos
Reforça a auto-estima e auto-confiança
Permite identificar, do ponto de vista existencial, factores de desorganização e limitação nas nossas vidas (ex. hábitos de vida nocivos, relações e emoções tóxicas), conectar com as necessidades e desejos e integrar isso no nosso dia-a-dia.


A quem se destina?
Trata-se de uma prática acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade.
A prática de Biodanza aplica-se a inúmeros contextos, nomeadamente a Empresas, onde temas como liderança, comunicação, inovação, trabalho de equipa, podem ser desenvolvidos.
Como funciona?
-
Uma aula tem a duração aproximada de 2 horas.
-
Numa sessão, o facilitador faz primeiro o enquadramento do tema da aula, explicando alguns conceitos mais teóricos e, de seguida, é feita uma prática durante a qual ele vai explicando e demonstrando os exercícios em sequência para que o grupo possa ir acompanhando.
-
Na Biodanza não existem danças coreografadas. Os movimentos são a expressão pessoal de cada um.
-
Sendo um processo de desenvolvimento, a Biodanza faz-se em prática contínua e regular, permitindo que, com o tempo, ocorra mudança e transformação pessoal, a nível orgânico e existencial.
-
É desejável o uso de roupa confortável.


subscreve a newsletter
